Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • ontem
O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, determinou o bloqueio de novos descontos no empréstimo consignado para aposentados e pensionistas.

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/_Viw7rIY7WQ

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:009h53, o presidente do INSS determinou o bloqueio de descontos de empréstimos consignados para todos os beneficiários.
00:09Marília Ribeiro atualiza pra gente essa informação e tem os detalhes dessa decisão. Pois não, Marília?
00:16Claro, Nonato, essa decisão foi publicada em Diário Oficial da União desta quinta-feira.
00:24E o presidente do INSS, Gilberto Valer Júnior, ele determinou o bloqueio de novos descontos de empréstimos consignados para todos os segurados, independente da data de concessão desse benefício.
00:38Na decisão, é informado que o próprio beneficiário pode fazer esse desbloqueio, esse desbloqueio dos descontos dos empréstimos, tanto convencionais quanto no formato CLT, de acordo com os serviços disponibilizados pelo INSS para essa finalidade.
00:55Vale a gente também trazer aqui, Nonato, que ontem a Febrabran, ela pediu que o presidente do INSS, ele possa criar um grupo de trabalho para poder fazer discussões de medidas que possam ampliar a blindagem dos empréstimos consignados para os aposentados e pensionistas do INSS.
01:14Nesse grupo de trabalho, eles também pedem a participação da Controladoria Geral da União, a CGU, que ajudou na operação do último dia 23 de abril, que acabou revelando, ela foi feito aí, esses desdobramentos pela Polícia Federal e revelou esses descontos indevidos entre 2019 e 2024, com prejuízos aí que podem ultrapassar o valor de 6 bilhões de reais.
01:38E eu trago uma informação de última hora, Nonato, é que daqui a pouquinho, às 11 horas da manhã, vai acontecer aqui no Palácio do Planalto uma coletiva que vamos ter a participação dos ministros Jorge Messias, da Advocacia Geral da União, Vinícius Marques de Carvalho, da CGU, o Volney Queiroz, que é o ministro da Previdência Social e o presidente do INSS, Gilberto Valer Júnior.
02:02Vale a gente trazer que o governo vem buscando medidas de ressarcimento para essas pessoas que tiveram esses descontos indevidos.
02:11Antes do presidente Lula embarcar para a Rússia e também para a China, aconteceram umas reuniões lá no Palácio da Alvorada e hoje a expectativa é que essas medidas possam ser anunciadas de como será feito esse ressarcimento aos aposentados e pensionistas, Nonato.
02:27Obrigado, Marília Ribeiro, com informações atualizadas em Brasília nesta manhã, isso tudo na esteira de todas aquelas fraudes verificadas para alguns aposentados do INSS.
02:38Daqui a pouco, informação importante a gente vai conferir no jornalismo aqui da Jovem Pan.

Recomendado