A Primeira Turma do Supremo decidiu por unanimidade condenar a mulher que ficou conhecida por pichar com batom a estátua da Justiça nos ataques do 8 de janeiro. Deverá pegar 14 anos de prisão.
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00A primeira turma do Supremo decidiu, por unanimidade, condenar a mulher que ficou conhecida por pichar com batom a estátua da justiça nos ataques do 8 de janeiro.
00:10Ela deve ser condenada a 14 anos de prisão.
00:15Convergência entre os ministros apenas sobre a condenação.
00:19A primeira turma do Supremo Tribunal Federal ainda não definiu a pena de Débora dos Santos.
00:24A cabeleireira pichou a frase perdeu o mané com batom vermelho na estátua da justiça, que fica em frente ao STF durante os atos golpistas do dia 8 de janeiro de 2023.
00:36O ministro Luiz Fux, que havia paralisado o julgamento no mês passado, divulgou o voto hoje, sugerindo um ano e meio de prisão somente pelo crime de deterioração de patrimônio tombado.
00:48Fux entende que faltam elementos que apontem concretamente que Débora teria aderido às condutas de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado.
01:01Para o ministro, há prova apenas da conduta individual e isolada, a pichação da estátua.
01:08A argumentação é oposta à apresentada pelo relator do caso.
01:11Alexandre de Moraes afirma que Débora participou da tentativa de golpe de Estado e, por isso, recomendou uma pena quase 10 vezes maior, 14 anos de prisão.
01:22O voto do relator foi seguido pelo ministro Flávio Dino e Carmen Lúcia.
01:27Cristiano Zanin recomendou 11 anos de cadeia.
01:30Após o voto de Fux, Moraes divulgou um complemento ao próprio voto, afirmando que não há diferença do caso de Débora para os demais 470 relacionados ao 8 de janeiro que já foram julgados.
01:44Agora, com os três votos por 14 anos de prisão, a tendência é que Débora dos Santos seja condenada a esse tempo de cadeia.
01:52O julgamento, no entanto, termina no dia 6 de maio e, até lá, os ministros ainda podem mudar os votos.
01:59A avaliação do STF, no entanto, é que a cabeleireira não deve ficar mais em regime fechado, porque já cumpriu mais de dois anos presa, teve bom comportamento e se arrependeu do crime.
02:10Mesmo assim, a defesa de Débora disse que vai recorrer da sentença.
02:15Advogados que atuam na defesa de outros investigados afirmam que a posição de Luiz Fux abre precedente para penas menores dos outros envolvidos nos ataques às sedes dos três poderes no dia 8 de janeiro.
02:28Dá uma base jurídica para que outros ministros possam acompanhá-lo nessa individualização da pena, exigindo, portanto, uma individualização da conduta,
02:43provas mais robustas de cada fato e, assim, abre, sim, uma possibilidade de que possam, sim, buscar a revisão da sua pena e ele, sim, estabelece uma tese jurídica
02:55que ela pode ser fortemente discutida mais adiante.
02:59Olha, ninguém duvida que a Débora, pichadora com batom da estátua, tem que ser punida.
03:06De inocente, ela não tem nada. Agora, 14 anos. Pena que muito juiz dá para assassino.