Carlos Lupi pediu demissão do ministério de Previdência Social em meio a um escândalo de fraudes no INSS. As investigações apontam Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”, como figura central no esquema que desviou milhões de reais por meio de descontos indevidos em aposentadorias e pensões.
Crédito: Estado de Minas
Crédito: Estado de Minas
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00A Polícia Federal investiga um grande esquema de corrupção no INSS, com foco no empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como o careca do INSS.
00:12Segundo a PF, Antunes é o epicentro de um esquema que desviava dinheiro por meio de descontos ilegais em aposentadorias.
00:21Ele teria recebido mais de 53 milhões de reais de entidades associativas e intermediárias, e repassado cerca de 9 milhões a servidores ligados à cúpula do INSS.
00:34O empresário também atuava como lobista, representando a entidade junto ao Instituto.
00:39Uma das empresas dele, a Prospect Consultoria, recebeu 11 milhões de reais só da AMBEC, uma associação investigada no caso.
00:47A polícia aponta que Antunes usava empresas de fachada e movimentou valores suspeitos, inclusive a compra e venda de um mesmo imóvel por 353 milhões em menos de seis meses.
01:01Ele também teria transferido um carro de luxo, um Porsche, para a esposa de um ex-procurador do INSS.
01:08Os investigadores identificaram pagamentos para pessoas próximas de ex-diretores do INSS e a compra de 11 carros de luxo.
01:17Além de joias e dinheiro em espécie.
01:20No total, a operação, sem desconto, já apreendeu mais de 41 milhões de reais em bens.
01:27As entidades envolvidas negam participação e dizem ser vítimas das fraudes.
01:33Já a defesa do careca do INSS afirma que ele é inocente e que tudo será esclarecido ao longo do processo.