Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • ontem
O jornalista avaliou a complexidade da missão que o governador João Azêvedo tem de manter unidos no seu grupo os três principais partidos sem sofrer grandes perdas para as eleições de 2026.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Paraibanos e paraibanas, não é novidade pra ninguém e todo mundo admite na ágora paraibana o poder de fogo que tem hoje o bloco partidário palaciano, ou seja, o agrupamento em torno do governador João Azevedo.
00:17São partidos com densidade eleitoral, com capilaridade política e com muita perspectiva de poder. E é por isso mesmo que vai se tornando cada vez mais complexo, difícil manter todos esses ingredientes na mesma panela.
00:40No mesmo fogão e aquecendo a mesma temperatura.
00:47De um lado tem o progressistas com grande expectativa de poder, são partidos com volume, que tem o vice-governador com possibilidade de virar governador em exercício.
00:58Tem o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, que está com um bloco na rua, é o prefeito da maior estrutura administrativa da Paraíba e que não tem dado sinais que abre mão de ter uma presença ou dele ou terceirizada por alguém dele numa chapa majoritária.
01:16PSB do governador João Azevedo, que é o partido que governa o estado, tem a caneta, tem a força política e até o direito legítimo de querer continuar governando a Paraíba.
01:29E o republicanos, que tem o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Mota, e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino.
01:40Além de contar com as maiores bancadas, a da Assembleia Legislativa e a da Câmara Federal.
01:47Portanto, são muitos titãs, muitas pretensões, muitos projetos, muitos interesses partidários e até individuais para conciliar.
01:58E aí é difícil essa equação em que se some tudo sem perder nada.
02:07É um desafio que está na mesa, está no birô e é um grande desafio até para um engenheiro, alguém acostumado a lidar com os cálculos e com o espírito cartesiano como o governador João Azevedo.
02:22Aliás, é possível dizer que João Azevedo está diante do desafio da maior engenharia da sua vida pública.
02:34Vamos saber qual será o cálculo e o resultado dessa operação, que não é fácil.
02:42De João Pessoa, Eron Cidi.

Recomendado