Dos rituais indígenas ao laboratório: a planta jurema-preta, também conhecida como Mimosa tenuiflora, que contém um poderoso psicoativo, apresenta-se como possível tratamento para a depressão no Brasil.
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00A paz de elança pode ter a benção espiritual, mas conta também com a força de uma planta, a jurema preta.
00:09Em seu uso religioso, essa raiz é combinada com outras plantas em uma espécie de vinho, que anima os rituais com danças e tambores.
00:18Isso faz parte das tradições indígenas do Nordeste, onde a planta é cultivada.
00:23Os canais espirituais ficam mais acessíveis, então eu consigo ter uma comunicação melhor com o meu mestre, o meu caboclo.
00:35Então eu acredito que tem essa ligação e abre os canais.
00:39O Brasil ocupa atualmente uma posição de destaque nas pesquisas com a planta, devido à influência da substância em algumas regiões, onde é vendida no comércio informal.
00:48Seguindo instruções que encontrou na internet, o programador de software, Guaraci Carvajal, transformou a casca marrom que cobre as raízes da jurema preta em cristais que fumou em um cachimbo.
01:01Parece que você resolveu mesmo alguma coisa assim da sua vida, assim, quando você tem a primeira experiência, parece que é uma lição mesmo, assim.
01:09Eu puxei umas sete cachimbadas, assim, e eu simplesmente fui parar em Saturno.
01:15Também conhecida como mimosa tênue flora, a planta contém um poderoso psicoativo, o dimetiltriptamina, na sigla DMT.
01:25Dos rituais indígenas e uso isolado, a substância extraída da jurema preta chegou aos laboratórios, onde se apresenta como possível tratamento para a depressão.
01:35Pesquisas em países como China, Estados Unidos e Finlândia mostraram que a substância alucinógena pode aliviar o problema.
01:42O físico Draulio Araújo extrai DMT da jurema preta em condições estritas de segurança e os pacientes inalaram a substância vaporizada em balões sob supervisão médica.
01:55Não estamos falando de uma solução milagrosa que vai resolver todos os problemas do mundo.
02:03Psicodélicos não são para todos, assim como uma montanha russa não é para todos.
02:06Muitas pessoas terão uma experiência e dirão, nunca tive nada semelhante na minha vida.
02:11Outros vão ressaltar, bem, isso me ajudou um pouco, estou me sentindo melhor, mas preciso de mais. Preciso de mais sessões.
02:22Pesquisador do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Araújo e sua equipe administraram a substância durante seis meses em 14 pessoas com depressão.
02:33Suas descobertas foram publicadas em abril na revista científica Nature.
02:38No Brasil, não há proibição do cultivo ou da posse da jurema preta.
02:42O consumo de DMT, entretanto, é proibido, com exceções para uso religioso e científico.
02:48O consumo de DMT, entretanto, é proibido, com exceções para uso religioso.
02:51E aí, eu trabalho.