Carlos Lupi deixou o Ministério da Previdência nesta sexta-feira (2) Ele pediu demissão 9 dias depois da operação policial que revelou o esquema bilionário de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS.
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00Estamos de volta com o Jornal da Band, falando da queda do ministro da Previdência.
00:06Carlos Lupe pediu demissão nove dias depois que a Polícia Federal revelou um esquema bilionário de descontos ilegais em aposentadorias e pensões do INSS.
00:16Carlos Lupe não resistiu ao desgaste. Foi chamado para uma reunião fora da agenda com o presidente e pediu demissão.
00:23Lula estava irritado com a demora nas explicações após a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União apontarem desvio de mais de seis bilhões de reais de aposentados e pensionistas.
00:36Além disso, o fato de Lupe ter admitido que sabia dos descontos ilegais desde 2023 e mesmo assim as irregularidades continuaram, acabaram pesando.
00:45Oficialmente, a saída foi sugerida ao agora ex-ministro, pelo próprio partido PDT, insatisfeito com o que chamou de falta de apoio do Planalto.
00:56O substituto já anunciado é Volney Queiroz, atual secretário do Ministério da Previdência e também do PDT.
01:03É uma tentativa do presidente Lula de manter na base aliada pelo menos parte do partido, que ameaça ir para a oposição.
01:10Essa foi a segunda passagem de Lupe pela esplanada. Ele foi ministro do trabalho do primeiro governo de Lula em 2007 e acabou demitido por Dilma Rousseff quatro anos depois, após denúncias de favorecimento de ONGs.
01:25Agora, a oposição promete protocolar uma representação criminal contra Lupe na Procuradoria Geral da República, o acusando de omissão dolosa.
01:34Enquanto isso, o novo presidente do INSS, nomeado diretamente por Lula, sem que Lupe fosse sequer consultado, se reunia pela primeira vez com o advogado-geral da União.
01:45Gilberto Waller recebeu da AGU informações sobre os descontos ilegais nas folhas de aposentados e pensionistas e quis detalhes sobre os processos judiciais para os ressarcimentos.
01:58A ideia é anunciar as primeiras medidas para isso na semana que vem.
02:02O caminho é processar entidades que desviaram o dinheiro e, a partir daí, pagar as pessoas que foram lesadas.
02:09Há uma preocupação com a demora para o ressarcimento e, por isso, uma ala do Planalto defende que a devolução seja feita pelo Tesouro.
02:18O argumento é que o pagamento rápido ajudaria a esvaziar a CPI do roubo dos aposentados, já protocolada na Câmara.
02:26O líder da oposição afirma que a investigação vai sair do papel.
02:30Esse escândalo mostra que o governo federal não só permitiu, como aprofundou o esquema.
02:37Um golpe contra os mais vulneráveis, aposentados e pensionistas que trabalharam a vida toda e estão sendo lesados.
02:46Carlos Lupe já vai tarde.
02:50Ele bem que tentou se segurar no cargo nove dias desde o escândalo ter estourado, mas não deu para ele.
02:57Ainda bem, porque o país não merece, não merecia um dia a mais com um ministro como esse,
03:03que teve a chance de interromper a roubalheira assim que chegou ao governo,
03:08mas não agiu como devia e a buraqueira só cresceu.