Categoria
🤖
TecnologiaTranscrição
00:00E os cigarros eletrônicos são um problema de saúde pública e o Brasil acaba de apertar o cerco contra esses dispositivos, que são proibidos por aqui.
00:12Vamos agora aos detalhes na reportagem.
00:19O governo brasileiro, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, acaba de intensificar a luta contra a disseminação e comercialização de cigarros eletrônicos, popularmente conhecidos como vapes.
00:29A Senacom notificou gigantes da internet, como Instagram, YouTube, TikTok, Mercado Livre e Enjoy, determinando a remoção imediata de todos os anúncios e conteúdos que promovam ou vendam esses dispositivos, bem como outros produtos derivados do tabaco, de venda proibida em território nacional.
00:45O prazo estabelecido para que as plataformas cumpram a exigência de 48 horas, um indicativo da urgência com que o governo federal trata a questão.
00:52Essa medida surge após um levantamento preocupante que identificou cerca de 1.800 páginas ou anúncios relacionados a vapes circulando nessas plataformas digitais.
01:04As informações partiram do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos contra a Propriedade Intelectual.
01:10A presença massiva desses conteúdos online representa um desafio para as políticas de saúde pública e para a legislação brasileira,
01:18que proíbe a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos desde 2009, conforme uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.