Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
O presidente da 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Cristiano Zanin, afirmou em reunião com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, que a restrição do uso de celulares durante o julgamento que tornou mais seis pessoas réus por tentativa de golpe de Estado foi uma “providência excepcional”.

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/KbDWZD2WPnk

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O ministro Cristiano Zanin, presidente da primeira turma do STF, explicou a representantes da OAB decisão de proibir o uso de celulares, inclusive pelos advogados, no julgamento que tornou réus integrantes do Núcleo 2, acusados de tramar um golpe de Estado.
00:18Os detalhes com a Janaína Camelo.
00:20Integrantes da Ordem dos Advogados do Brasil foram até o STF cobrar que seja cancelada a restrição do uso de celulares nos julgamentos das denúncias do suposto plano de golpe.
00:33O grupo, que incluiu o presidente da OAB, Beto Simonetti, foi recebido pelo ministro Cristiano Zanin, presidente da primeira turma do STF.
00:42No último julgamento, na semana passada, que analisou a denúncia contra o chamado Núcleo 2, os celulares de todos que entraram na sessão foram lacrados em sacolas plásticas, até mesmo dos advogados que fizeram as defesas orais dos denunciados.
00:58Segundo o STF, a medida foi necessária em razão de que, no julgamento anterior, o que analisou a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro,
01:08muitos dos presentes na sessão burlaram as regras que proíbem filmagens e fotografias nas sessões de julgamento da corte, seja no plenário ou nas turmas.
01:18Além disso, um dos denunciados que assistia ao segundo julgamento presencialmente, Felipe Martins, estava proibido de aparecer em imagens por decisão do ministro Alexandre de Moraes.
01:30Ele cumpre prisão domiciliar e diversas medidas cautelares.
01:34Na reunião com a OAB, o ministro Cristiano Zanin esclareceu que tomou a decisão em consenso com os demais ministros da primeira turma
01:42e que a providência foi excepcional para garantir a ordem no julgamento e também o cumprimento da decisão do ministro relator sobre um dos denunciados daquele dia.
01:54Para a OAB, o uso de aparelhos para gravação de áudio e vídeo em sessões públicas é amparado por lei e constitui prerrogativa da advocacia,
02:04não podendo ser restringido sem fundamento legal claro e específico.
02:08A reunião com Zanin aconteceu no mesmo dia em que a OAB de São Paulo classificou de absurda e sem justificativa a restrição do uso de celulares
02:18e a decisão de lacrar os aparelhos no último julgamento.
02:23A OAB entrou com uma petição no STF e disse que vai aguardar a resposta formal do pedido.

Recomendado