Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
Membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) devem lançar um manifesto solicitando a demissão de Luiz Fernando Corrêa, atual diretor-geral da instituição.

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Membros da Agência Brasileira de Inteligência devem lançar um manifesto solicitando a demissão de Luiz Fernando Correia, o atual diretor-geral da instituição.
00:09A reportagem é de Janaína Camelo.
00:11Servidores da ABIN prometem pedir, em carta pública, a exoneração do diretor-geral da ABIN, Luiz Fernando Correia, que na última quinta-feira prestou depoimento à Polícia Federal.
00:23O pedido deve ser feito pela União dos Profissionais de Inteligência de Estado, que recentemente publicou nota de repúdio a vazamentos de informações sigilosas de inquéritos da Polícia Federal.
00:35Os servidores reclamam o fato de que Luiz Fernando Correia não é um servidor de carreira da ABIN e que ele tem feito indicações à diretoria da agência de pessoas que também não são da estrutura do órgão.
00:47E que, além disso, na gestão do atual diretor-geral, a ABIN tem um dos menores orçamentos dos últimos anos.
00:55Na última quinta-feira, Luiz Fernando Correia prestou depoimento na sede da Polícia Federal, em Brasília, por quase cinco horas.
01:03O ex-diretor adjunto da ABIN, Alessandro Moretti, também foi ouvido, simultaneamente, mas em sala separada.
01:10As oitivas foram marcadas após denúncias de que a ABIN teria espionado ilegalmente autoridades e órgãos do Paraguai em meio às negociações sobre o fornecimento de energia elétrica da usina hidrelétrica de Itaipu, gerida pelos dois países.
01:27Os depoimentos foram prestados no âmbito do inquérito da ABIN Paralela, que investiga a espionagem ilegal por parte da agência.
01:34A Polícia Federal quer saber se o esquema que teria começado na gestão de Jair Bolsonaro, espionando ilegalmente desafetos, pode ter continuado na gestão do presidente Lula.

Recomendado