A Justiça do Rio realizou, nesta segunda-feira (14), a segunda audiência de instrução e julgamento do caso dos transplantes de órgãos infectados com HIV. Foram ouvidas três vítimas e seis testemunhas de acusação
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00A Justiça do Rio fez ontem a segunda audiência de instrução e julgamento daquele caso dos transplantes de órgãos infectados com HIV.
00:07Foram ouvidas três vítimas e sete testemunhas de acusação, né, Pathy?
00:10Em outubro do ano passado, o jornalismo da Band revelou com exclusividade que seis pessoas receberam órgãos contaminados com HIV.
00:20Por isso, a gente segue acompanhando o caso atentamente aqui no Bora Brasil.
00:24Então, a gente vai trazer mais desse assunto com o Pedro Dobal, direto do Rio de Janeiro.
00:29Fala, Pedro. Mais detalhes, então, sobre esse processo, o andar do processo aí no Rio.
00:37Isso, Patrícia, Cíntia, e já tem, inclusive, data para mais uma audiência do caso, dia 5 de maio.
00:43A expectativa é que, nesse dia, 17 testemunhas de defesa sejam ouvidas.
00:49Na audiência de ontem, que aconteceu aqui em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o que aconteceu?
00:55Foram três pacientes, três dos seis pacientes que passaram a conviver com HIV depois de receberem órgãos com HIV.
01:03Essa audiência ouviu esses três pacientes, portanto, e ainda seis testemunhas, incluindo aí quatro testemunhas de acusação.
01:11E aí foram ouvidos, por exemplo, funcionários do laboratório que eram responsáveis por fazer os testes que deveriam detectar a presença do HIV nesses transplantes, nesses órgãos transplantados.
01:25O que esses funcionários confirmaram é que houve uma mudança no controle de qualidade e que isso pode ter provocado essa falha em dois resultados.
01:34Dois exames que deram falso negativo e que levaram à infecção de seis pacientes com HIV.
01:40O que o Ministério Público diz é que a diretoria do laboratório PCS, Lab Saleme, priorizou o lucro, ou seja, priorizou a economia em detrimento aí da qualidade do teste, da segurança e da confiabilidade desses testes.
01:55A primeira audiência aconteceu em fevereiro.
01:57Três pacientes e oito testemunhas foram ouvidos na época.
02:01E a expectativa é que até o fim do processo mais de 40 pessoas sejam ouvidas, como vocês disseram, caso esse que foi revelado pela Band News FM em outubro do ano passado, que deu origem a esse escândalo sem precedentes na história do Sistema Nacional de Transplantes.
02:18A joia, Pedro, a gente vai continuar acompanhando esse caso, realmente, né, é algo inimaginável saber a forma, né, como esse laboratório agia, pensando em economizar equipamento de segurança, sem fazer os testes aí, aí, vítimas, né, pessoas pensando, nossa, agora vou ter uma qualidade de vida, conseguir finalmente um transplante, uma coisa que não é fácil, e saber que a vida está comprometida ali para o resto dos dias, né.
02:39Valeu, Pedro.