O potencial do social selling para o mercado
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00E eu queria entender um pouquinho disso, como que vocês mapeiam o resultado, qual é o papel da Spark em termos, né, tanto não só da seleção e do match, né, de combinação entre quem contratar com aquele dinheiro, como fazer aquele dinheiro investido retornar para o negócio de alguma maneira.
00:18Porque eu entendo que tem papéis diferentes, né, a gente tem o alcance como visibilidade, a gente tem a influência indireta, que é a transferência da credibilidade daquele indivíduo para a marca, tem vários objetivos de negócio a serem cumpridos com marketing de influência.
00:34Mas agora com esse poder do social selling e gerando retorno sobre investimento imediato, como você vê isso, né, em termos de resultado de negócio e como medir tudo isso? Como vocês pensam essa medição?
00:49A gente busca ter relações muito sólidas e perenes com os nossos clientes, justamente para que a gente consiga ter esse olhar de otimização e de aprendizado de performance de campanhas, né.
01:03A gente investe muito em dados por isso, a gente tem um departamento muito grande e ele está em toda a jornada da nossa estratégia de prestação de serviço, né, desde o momento da indicação, no momento de execução de campanhas e essa mensuração real time do que está indo ao ar para a gente conseguir não só chegar no pós-venda, mas você ir otimizando ao longo do momento que a campanha está acontecendo.
01:32Então a gente tem essa leitura de dados, hoje a gente tem um banco de dados chamado Esfera, que é um data lake, né, com mais dos nossos 10 anos de campanhas, que a gente sabe todas as referências de que tipo de criador performa melhor para cada segmento,
01:55que horário, que tipo de estética, então a gente consegue trazer essas leituras, insights e obviamente quando você produz campanhas que tem objetivos de awareness, de consideração, você tem leituras que são indiretas.
02:15Com o crescimento do varejo digital, você consegue ter mensurações mais claras de atribuições do que aquele conteúdo específico converteu de negócio, né, então, obviamente hoje o funil de vendas nem é mais um funil clássico, né,
02:34porque as pessoas vão se interagindo com as marcas e com os conteúdos e ele pode ter assistido aqui um conteúdo no YouTube, depois ele leu sobre algo, foi num blog, foi no shopping e depois assistiu do influenciador.
02:56Tudo combinado, né, tudo combinado, né, então são desafios que você tem, o marketing de influência ele funciona muito bem para topo de funil, sempre funcionou, para trazer novas audiências, para você meio de funil de consideração, né, de endosso técnico,
03:12e agora cada vez mais com modelos, inclusive de afiliados, que você gera promo codes, para o final de funil também, com micro e nano influenciadores, que você, inclusive, em muitos casos, consegue pagar os influenciadores com performance em cima desses links.
03:29E aí, agora, com a rede social, principalmente o TikTok Shop, com essas soluções, a tendência é que cresça ainda mais esse modelo, tanto para as marcas, como oportunidade, como um modelo de receita adicional para os influenciadores.