O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, vai pedir ao colega russo, Vladimir Putin, que compareça às negociações sobre um cessar-fogo na Ucrânia em Istambul. O petista ainda afirmou que o Brasil não teme a guerra tarifária dos Estados Unidos.
imagem:DANNI ZHU, SUZANE DE OLIVEIRAPRESIDÊNCIA DO BRASIL / AGENCY POOL / HOST BROADCASTERAFP
imagem:DANNI ZHU, SUZANE DE OLIVEIRAPRESIDÊNCIA DO BRASIL / AGENCY POOL / HOST BROADCASTERAFP
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira que vai tentar convencer o colega russo Vladimir Putin a viajar à Turquia para negociar com o ucraniano Volodymyr Zelensky o fim da guerra.
00:12Eu tive a petulância de um dia ligar para o presidente Putin e dizer para o Putin pare com essa guerra e volte para a política porque a política está precisando muito de mudar o debate pelo crescimento da extrema direita radicalizada nazista no mundo inteiro.
00:38E é com muito otimismo que eu vi a proposta do Putin, que eu vi a aceitação da proposta do Putin pelo Zelensky e que o presidente Xi Jinping e eu colocamos o resultado disso numa nota e divulgamos isso parabenizando tanto a proposta do Putin quanto a aceitação do Zelensky
00:58na possibilidade de que eles se juntem em Istambul e possam começar de verdade ao invés de trocar tiros, trocar palavras.
01:09As afirmações foram feitas em uma entrevista coletiva em Pequim, onde Lula faz uma visita de Estado.
01:15O brasileiro ainda comentou a guerra tarifada iniciada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e que afeta principalmente a China.
01:23Lula volta ao Brasil nesta quarta-feira depois de participar do quarto Fórum Ministerial China
01:53Selak e de assistir em Moscou as comemorações pelos 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.