Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
http://www.youtube.com/c/jovempannews

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#FastNews

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Olá, ótima tarde, chegamos, hoje é domingo, dia 10 de maio, 11 de maio na verdade, estamos juntos com as principais informações a partir de agora nesse final de semana, um domingo dia das mães, obrigado pelo seu carinho, pela sua audiência, vamos juntos neste final de semana,
00:25o que é importante você ficar sabendo, o que mexe com você, neste final de semana, a gente te conta a partir de agora.
00:34A gente começa a edição de hoje contando que Lula está na China, um importante relacionamento comercial, onde também se reúne com Xi Jinping, e um evento com vários empresários das duas nações para várias conversas, encontros bilaterais,
00:51uma comitiva do governo federal que viajou para encontrar com esses representantes.
00:57André Anelli, especialista nesta cobertura, está com a gente também neste final de semana, ótimo plantão também a você, André, ótimo final de semana.
01:05O que esperar do encontro de Lula com esses representantes, então, internacionais e com essa viagem também de Lula à China.
01:13Ótimo dia, seja bem-vindo.
01:14Obrigado, Bruno, boa tarde a você, boa tarde a todos aqui no Fast News da Jovem Pan e feliz dia das mães mais uma vez.
01:25O presidente Lula desembarca nesse momento em Pequim, na capital chinesa, para diversos compromissos.
01:31O principal deles é com foco na atual política tarifária comandada pelo presidente americano Donald Trump,
01:38e que acabou impondo tarifas de 145% à China, que por sua vez contra-atacou e impôs tarifas de 125% aos produtos dos Estados Unidos.
01:50Isso, então, acabou agravando a guerra comercial entre os dois países.
01:55O Brasil, nesse sentido, quer se aproveitar da situação, fazendo com que aqueles produtos e serviços que deixaram de ser fornecidos pelos Estados Unidos
02:06ou que se tornaram inviáveis, agora sejam oferecidos pelo Brasil.
02:11Nesse contexto, então, a Apex, a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos,
02:17já organizou um seminário com empresários chineses, seminário esse que deve ter a participação da comitiva brasileira liderada pelo presidente Lula,
02:28justamente, então, para apresentar as possibilidades que o Brasil pode oferecer.
02:34Nesse sentido, também, a Apex Brasil já listou pelo menos 400 oportunidades de produtos e serviços que podem ser oferecidos pelo Brasil.
02:44Então, esse é um ponto.
02:46O segundo ponto, o presidente Lula também tem reuniões bilaterais, em especial com o presidente da China, Xi Jinping.
02:55Um dos assuntos é a guerra entre Rússia e Ucrânia, esse assunto que, inclusive, foi debatido na última viagem ao país comandado por Vladimir Putin.
03:04E, por fim, o presidente Lula, ainda em solo chinês, vai discutir questões relacionadas à América Latina,
03:11porque ele participa do Conselho de Estados Latino-Americanos e Caribenhos, que é, então, a CELAC, será realizada na China nessa semana.
03:23E, após todos esses compromissos, a expectativa é que o presidente Lula e toda a comitiva brasileira retornem aqui à Capital Federal na quarta-feira, no próximo dia 16.
03:34Bruno.
03:35André Anelli, ao vivo da Capital Federal, neste Domingão, Dia das Mães, com as principais informações e essa agenda de Lula, então, internacional na China, com vários representantes.
03:45Já, já, a gente volta a conversar com várias notícias também do Supremo Tribunal Federal, que o André Anelli também está acompanhando e vai nos contar logo mais neste domingo.
03:54Agora, meio-dia e quatro, a gente segue ao vivo, já de olho nessas articulações para as eleições do ano que vem.
04:012026 está chegando aí, um pouco distante, mas com várias articulações, inclusive nos estados, né?
04:09Alguns estão indo à reeleição, outros estão de olho também em subir a rampa do Palácio do Planalto.
04:15Um exemplo é o atual governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, que oficialmente assinou a saída do PSDB e se filiou o PSD de Gilberto Kassab.
04:27Ele se colocou, inclusive, à disposição também da nova legenda para disputar a presidência da República em 2026.
04:36A gente vai entender um pouco mais sobre essa filiação com a Valéria Luizete.
04:40Após 24 anos no PSDB, Eduardo Leite passa a integrar os quadros do PSD, comandado por Gilberto Kassab.
04:49Durante o evento de filiação, o governador Gaúcho disse que se sente pronto para liderar um projeto nacional.
04:55Na mesma forma como me proponho ajudar a construir esse projeto, me proponho, me disponho vivamente a liderá-lo também, né?
05:03Se assim for o entendimento. Com muita responsabilidade.
05:07Ele reforçou, no entanto, que a decisão final caberá ao PSD e chegou a dizer que se a sigla optar por não lançar um nome próprio em 2026,
05:17avaliaria apoiar uma candidatura como a do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
05:22Também não descartou uma candidatura ao Senado Federal.
05:26E se não for a presidência, um Senado é considerado? Sim.
05:28Porque também observamos a importância do Congresso Nacional nos rumos do país e o Senado tem uma relevância.
05:35E se, eventualmente, o caminho identificado para liderar o projeto que nós vamos pensar conjuntamente,
05:42a liderança seja de um outro nome, eu tenho essa disposição de poder dar a minha contribuição, eventualmente, numa candidatura ao Senado.
05:48Durante o evento, Eduardo Leite disse que está à disposição do PSD para liderar um projeto nacional e disputar a presidência em 2026.
05:57Mas destacou que a decisão caberá ao partido.
06:00Ele fez questão de ressaltar que não pretende entrar em disputa com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, também cotado como pré-candidato.
06:09A declaração foi vista como uma tentativa de evitar conflitos internos, como os que marcaram as prévias do PSDB em 2021, das quais o próprio Leite participou.
06:21Eu não venho para cá com desejo de prévias. Não, não contem comigo para isso.
06:26Eu tenho a absoluta convicção de que nós teremos a capacidade, no momento adequado, de entender qual é o melhor caminho para o PSDB e dentro do campo político que o PSDB ocupa.
06:38Então, sim, eu tive uma conversa, não apenas ontem, quando falei por telefone com o governador Ratinho, como antes disso, dentro desse cenário de diálogo, de busca de convergência.
06:49E dentro desse espírito, eu tenho a absoluta segurança que o desejo que ele tem é o mesmo meu.
06:54Que a gente consiga apresentar um caminho para o Brasil de superação da polarização.
07:00O presidente do PSDB, Gilberto Kassab, afirmou que a sigla deve ter um candidato próprio em 2026 e destacou que tanto o Leite quanto o Ratinho Júnior são nomes fortes.
07:12Ele classificou a presença dos dois no partido como um privilégio.
07:15Com a vinda do Eduardo Leite, nada muda a nossa disposição de ter uma candidatura própria.
07:22Ao contrário, nós ganhamos mais um candidato agora a presidente. Já tínhamos o Ratinho, agora temos o Eduardo Leite.
07:28Mas estão convencidos que neste ano, de uma vez, nós devemos ter um esforço para ter uma candidatura própria.
07:34Que aumenta muito a chance agora de ter uma candidatura própria.
07:38Haja vista que temos dois bons candidatos a presidente.
07:40Gilberto Kassab, presidente do PSDB e secretário do governo de São Paulo, disse ainda que se o governador paulista Tarcísio de Freitas decidir concorrer à presidência, o PSDB pode avaliar apoiá-lo, desde que haja uma construção coletiva e alinhada com o projeto do partido.
07:59Se caso o governador de São Paulo se dispõe a ser candidato e tenha realmente uma sinergia com aquilo que a gente pensa no país, o que eu tenho dito sempre, volto a dizer agora, na frente de um dos nossos candidatos a presidência, pré-candidato, e já disse o que estava fazendo o Ratinho, é mais do que natural que a gente entenda como algo viável apoiar uma candidatura do Tarcísio.
08:20Nesse cenário, Leite também avalia uma candidatura ao Senado. Segundo ele, a atuação no Congresso é fundamental para definir os rumos do país.
08:29A saída de Eduardo Leite do PSDB gerou incômodo entre os tucanos.
08:35Essa repercussão, inclusive, lá no estado do Rio Grande do Sul, com quem eu conversei nos últimos dias, inclusive ontem também, esse cenário para a disputa, tanto nessa eleição, uma corrida ao governo federal, mas também tem um impacto dentro do estado.
08:52O deputado coronel Zucco inicialmente tinha ali um chamado, uma expectativa de ser indicado a uma vaga ao Senado no Rio Grande do Sul, mas agora ele, como líder da oposição, há uma avaliação interna entre Valdemar da Costa Neto, entre Jair Messias Bolsonaro, o ex-presidente da República,
09:13que Zucco seria, então, o melhor nome da oposição para disputar a sucessão de Eduardo Leite, para se tornar o governador do estado do Rio Grande do Sul.
09:24O Zucco, que tem reunido ali, né, esse enfrentamento, inclusive, encabeçando essa discussão sobre anistia, sobre INSS e outros assuntos também dentro do Congresso Nacional,
09:36vem se articulando com essa disputa para 2026 e conseguir ser alçado, então, a governador do Rio Grande do Sul.
09:46Na última eleição, a oposição não conseguiu emplacar o nome de Onix Lorenzoni ali dentro do Rio Grande do Sul, mas agora há um entendimento que Zucco está apto a, de fato, disputar esta vaga, então, nessa eleição estadual,
10:00claro que ainda está distante, em 2026, mas reúne esse apoio, esse incentivo por parte da oposição e também nomes como Jair Bolsonaro e Valdemar da Costa Neto,
10:11já estão sinalizando que, de fato, seria o nome do deputado Coronel Zucco.
10:16Agora, sobre Eduardo Leite, a conferir se ele vai conseguir emplacar essa candidatura dentro do PSD, de fato, para governo federal.
10:25Agora, meio-dia e onze, muito obrigado pela sua audiência, pela sua companhia neste final de semana.
10:31Seguimos juntos até a uma da tarde, contando agora que Geraldo Alckmin, que está no comando da Presidência da República,
10:38enquanto Lula está viajando para a China, afirmou que a Advocacia-Geral da União solicitou o bloqueio de todas as entidades
10:48ligadas a esses descontos indevidos, aplicados a aposentados e os pensionistas do INSS.
10:57A gente chegou a ouvir, inclusive, o nosso repórter André Anelli acompanhou essa fala de Geraldo Alckmin, a gente vai ver agora.
11:05É importante destacar o seguinte, isso não começou agora. Infelizmente, começou lá atrás, mas vai terminar agora.
11:14Já foi totalmente suspenso, não tem mais nenhum desconto.
11:19Aliás, no próximo pagamento de aposentados e pensionistas, vão ser devolvidos 298 milhões já para aposentados e pensionistas.
11:33Porque não deu tempo de brecar o pagamento, então o que foi descontado já vai ser devolvido no próximo pagamento de aposentados e pensionistas.
11:44E a AGU, a Advocacia-Geral da União, já pediu o bloqueio de 2,5 bilhões de reais.
11:53Bloqueio de bens de entidades e empresas, entidades e empresas, para ressarcimento daqueles que foram lesados, que não autorizaram nenhum desconto, mas que tiveram desconto.
12:10Assunto que segue rendendo. A oposição no Congresso Nacional também espera apresentar um requerimento de uma comissão para acompanhar esse inquérito do INSS,
12:22que seria uma comissão com o Senado e com a Câmara dos Deputados.
12:26Uma espécie de uma CPMI é quando reúne os deputados e senadores.
12:31Os detalhes na reportagem de André Anelli.
12:34A expectativa da oposição ao governo no Senado é protocolar o pedido de abertura da CPMI e do INSS já na segunda-feira, dia 12.
12:44Até o momento, os congressistas que apoiam a medida dizem já ter conseguido a assinatura de 34 senadores e 218 deputados,
12:54o que supera os números mínimos de 27 e 171 membros de cada casa.
13:00Também na semana que vem, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, retorna da viagem à Rússia em que acompanha o presidente Lula.
13:09Cabe ao presidente do Congresso dar o aval para a abertura da CPMI durante sessão conjunta de deputados e senadores.
13:17A próxima sessão do Congresso está prevista para o dia 27 de maio.
13:22Quem tem liderado a mobilização pela CPMI é a senadora Damaris Alves.
13:27Ela defende que o colegiado também interceda para impedir a atuação daqueles sindicatos que foram beneficiados com os descontos indevidos do INSS.
13:38Em caso de comprovação das irregularidades, a CPMI poderia ainda determinar os bloqueios das contas e dos bens dessas associações.
13:48Mesmo assim, o foco principal será nas autoridades que eventualmente tiveram ganhos com as fraudes ou que tenham conhecimento do esquema, mas não o combateram, ou seja, prevaricaram.
14:02Além da CPMI conduzida no Senado, na Câmara também já foi apresentado um pedido de criação de CPI.
14:09Os apoiadores dessa comissão já articulam a retirada de requerimentos mais antigos de outras CPIs que ainda não avançaram para passar na frente o pedido sobre as fraudes no INSS.
14:24A criação do colegiado depende do aval do presidente da Câmara, Hugo Mota.
14:29De Brasília, André Anelli.
14:31Até a última sexta-feira, a oposição na Câmara dos Deputados já tinha recebido cerca de 197 assinaturas para, de fato, instalar esta CPI na Câmara dos Deputados.
14:46Existe um rito do regimento interno, outros requerimentos também estão aguardando instalações, mas Hugo Mota fez um compromisso de, na semana que vem, uma nova reunião com a oposição e vai sinalizar se essa CPI será instalada ou não.
15:02Se lá não conseguir viabilizar, aí, de fato, vem essa CPMI que reúne o Senado e a Câmara dos Deputados.
15:10Ainda sobre o INSS, eles anunciaram a devolução do dinheiro que foi descontado indevidamente dos aposentados.
15:19A reportagem é de Marília Ribeiro.
15:22O pagamento de mais de 292 milhões de reais será feito entre 26 de maio e 6 de junho.
15:30O Instituto explicou que esse valor é referente às mensalidades de abril, que mesmo com o bloqueio determinado pelo governo, acabaram sendo descontadas por sindicatos e associações.
15:44Isso aconteceu, pois a folha de pagamento do mês já havia sido processada antes da medida entrar em vigor.
15:51Nesta semana, o governo divulgou como será feita a devolução do dinheiro que foi descontado do benefício.
15:58Será em duas etapas. Na próxima terça-feira, dia 13 de maio, aquelas pessoas que tiveram descontos serão informadas pelos canais oficiais do INSS.
16:10O comunicado vai informar a associação e o valor que foi descontado.
16:16A partir do dia 14, o segurado poderá confirmar se autorizou ou não o desconto.
16:22Se for um desconto irregular, a associação receberá uma cobrança do valor e terá até 15 dias úteis para realizar o pagamento que será feito para o INSS, que deverá repassar para a vítima do esquema.
16:37Se o pagamento não for feito, o caso será encaminhado para a Advocacia Geral da União.
16:43Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, as empresas que faziam esses descontos já tiveram as suas contas bloqueadas.
16:53Nós vamos fazer um balanço dessas iniciativas que a Advocacia Geral da União está tomando,
16:59a Controladoria Geral da União está tomando, justamente para fazer com que quem tem que pagar a conta é quem cometeu o abuso, quem cometeu a fraude.
17:09Então não é só a responsabilidade penal, existe uma responsabilidade civil também, de ressarcimento de quem foi prejudicado.
17:17A devolução do dinheiro é resultado de uma operação da Polícia Federal, em parceria com a Controladoria Geral da União,
17:25que revelou um esquema de fraude dos pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS,
17:31que pode ter desviado cerca de 6 bilhões de reais entre 2019 e 2024.
17:37De Brasília, Marília Ribeiro.
17:41E um levantamento da balança comercial do Brasil registrou um superávit de 8 bilhões de dólares no mês de abril.
17:50O resultado representa uma queda de aproximadamente 4% em relação ao mesmo mês, em 2024.
17:59O Daniel Lian é quem tem mais informações. Vamos ver.
18:02Em meio ao tarifácio imposto por Donald Trump, o governo brasileiro avalia que ainda não há consolidação
18:08sobre os impactos causados pela imposição norte-americana.
18:13Essa é a avaliação do Ministério da Indústria.
18:16A balança comercial brasileira registrou um superávit de 8,15 bilhões de dólares em abril,
18:22apontando uma queda de 3,3% na comparação com o mesmo mês de 2024, que marcou 8,43 bilhões.
18:32As exportações tiveram uma pequena elevação de 0,3%, somando 30,4 bilhões de dólares em abril deste ano.
18:42Os destaques foram as vendas de soja, minério de ferro e petróleo bruto.
18:48Já as importações totalizaram 22,3 bilhões de dólares, indicando um crescimento de 1,6% em relação ao ano anterior.
19:00O diretor do Departamento de Estatísticas do Ministério da Indústria, Heleno Brandão, traça o cenário atual.
19:07Para observar esses fenômenos na balança comercial, você precisa de algum tempo
19:13para esses impactos serem perceptíveis na balança comercial.
19:20Por mais que você tenha um choque, a não ser que seja extremamente uma ruptura muito grande
19:28que cause um movimento muito grande nos dados, que é muito raro, porque o fluxo de comércio exterior é grande.
19:34O Brasil comercializa 50 bilhões de dólares por mês.
19:39Você pode observar as correlações, mas é aquela questão de causalidade e correlação.
19:46Você observa a correlação, mas para você confirmar a causalidade, é necessário fazer um estudo mais aprofundado.
19:53Ele fala sobre a subida das importações do Brasil de produtos americanos.
19:57Então, falando da importação do Brasil dos Estados Unidos ter crescido, isso não depende da tarifa dos Estados Unidos.
20:05Isso está relacionado com a demanda brasileira por bens importados, nem sumos.
20:11O Brasil importa carvão mineral, combustível dos Estados Unidos.
20:16São produtos, inclusive, que têm tarifa zero aqui no Brasil.
20:19De acordo com a pasta, ainda não é possível ter um termômetro preciso sobre os rumos do comércio exterior
20:26após a medida que mexeu com o mundo.
20:29Em contrapartida, as exportações de produtos brasileiros para os Estados Unidos registraram aumento.
20:37E essa alta na comercialização foi puxada principalmente pela antecipação de compra.
20:44Pode ter sido um movimento de antecipação de compra dos importadores dos Estados Unidos,
20:51dado o cenário de incerteza e de possíveis aumentos,
20:56a possibilidade de que algum país, alguma origem pudesse implementar alguma retaliação,
21:05isso virasse uma escalada de retaliações, de aumento tarifário.
21:11Então, dado um cenário de incerteza, é natural que os agentes tentem se precaver.
21:17A tarifa para os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos ficou em 10%.
21:23O acumulado desse ano, no geral, as exportações somaram 107,3 bilhões de dólares,
21:30mostrando um incremento de 1,8% na comparação com o mesmo período do ano passado.
21:36Já as importações totalizaram 89,58 bilhões, marcando alta de 13,2%.
21:46A gente segue ao vivo agora, meio-dia e 22, repercutindo nos assuntos internacionais,
21:51Índia e Paquistão.
21:53Eles concordaram com o cessar-fogo imediato neste sábado,
21:56interrompendo os piores combates em décadas entre os vizinhos,
22:01que tem um arsenal nuclear gigantesco, muito forte.
22:05E o que representa esse conflito, a gente vai entender agora,
22:09conversar com o especialista neste domingo.
22:13Eu agradeço a gentileza e recebo aqui Eduardo Saldanha,
22:17especialista em direito internacional.
22:20Ótimo final de semana ao senhor.
22:21Muito obrigado por atender ao nosso chamado.
22:25Este cessar-fogo que era esperado, a gente leva a sério, de fato,
22:30qual o nível de confiança em relação a este acordo que foi firmado neste final de semana?
22:36Ótima tarde.
22:37Seja bem-vindo à Jovem Pan, doutor.
22:40Boa tarde, Bruno.
22:42Na verdade, o cessar-fogo, nós temos que analisar sobre algumas perspectivas.
22:49A região da Cachimira é uma região que tem uma tensão tanto religiosa quanto econômica.
22:56E este cessar-fogo, obviamente, vai incluir estas questões.
23:01A primeira questão religiosa é que a região da Cachimira,
23:04que é requerida pelo Paquistão,
23:07ela tem 95% da população muçulmana,
23:11diferentemente da Índia, que tem maioria hindu.
23:15E a população da própria região da Cachimira indiana,
23:18ela pede que seja incorporada ao Paquistão.
23:22Aí nós temos a questão religiosa.
23:24Mas o mais importante, neste momento,
23:26e o que deve ser negociado dentro deste acordo de cessar-fogo,
23:32e que pode ou não ser violado, é a questão econômica.
23:35Essa questão econômica, ela envolve tanto China quanto Estados Unidos e diversos interesses.
23:40A gente não pode esquecer que a China tem um óleo duto que leva petróleo do Irã
23:46até a China que passa exatamente pela região da Cachimira.
23:50Então há um interesse chinês muito grande nesse cessar-fogo.
23:54E, por outro lado, há a questão hídrica.
23:57E esta questão hídrica tem sido central nas negociações desses acordos de cessar-fogo.
24:01Por quê?
24:02Porque a Índia, depois daquele atentado terrorista,
24:06onde alguns terroristas islâmicos mataram turistas hindus na região da Cachimira,
24:13a Índia suspendeu o Tratado das Águas de 1960.
24:17O que é esse Tratado das Águas de 1960?
24:20A região da Cachimira indiana, ela tem a nascente do Rio Indo.
24:27E essa nascente, ela é muito importante porque ela abastece quase que 80% das fazendas paquistanesas.
24:36E quando a Índia suspende este tratado, isso gera um prejuízo muito grande ao Paquistão.
24:44Portanto, dentro das negociações do acordo de cessar-fogo,
24:48certamente entram questões como o óleo duto chinês,
24:52certamente como a questão hídrica e a suspensão do tratado.
24:56Nesse momento, há uma troca de farpa se houve ou não violação a esse cessar-fogo.
25:03O que, evidentemente, as duas partes alegam ter razão para suspender ou não este acordo de cessar-fogo.
25:13Ainda com essa incerteza, na verdade, acabou atingindo o espaço aéreo também.
25:20Durante essas últimas horas, já foi liberado ontem,
25:23mas ainda há um receio sobre esse espaço aéreo acabar sendo atingido ou ter um conflito novamente.
25:30As companhias aéreas chegaram a suspender esses voos.
25:34Existe um risco de já imediatamente voltar à normalidade?
25:39E, de repente, novas vítimas entre esse cessar-fogo, que não é 100% confiável, doutor?
25:46Uma das primeiras situações que há quando se inicia um conflito,
25:52e a região da Caximira é muito conhecida por conflitos constantes,
25:57eu não estou dizendo guerras, mas conflitos e pequenas agressões das duas partes,
26:03devido a essas divergências quanto à utilização hídrica,
26:07à utilização econômica e também essas divergências religiosas.
26:10E, durante esses momentos de conflito, uma das primeiras coisas que se faz é suspender o tráfego aéreo.
26:17Por quê? Porque há risco para vítimas civis.
26:20E, neste momento, também há a circulação de aeronaves militares.
26:26Portanto, é uma questão de resguardo, segurança,
26:30todo pautado também por um tratado internacional, que é a Convenção de Chicago,
26:34que busca proteger os civis nesses momentos de conflitos internacionais.
26:40Então, é muito natural que haja suspensão de tráfego aéreo naquele espaço onde há possibilidade de conflito.
26:49Durante o cessar-fogo, é possível que se libere o trânsito aéreo.
26:55Mas, temos que chamar a atenção,
26:57Havendo qualquer risco, qualquer ameaça à vida de civis,
27:02neste momento, é mais prudente que este espaço aéreo siga interditado.
27:08Agora, só para a gente entender, já tem um número de vítimas,
27:11um pouco mais de 60 óbitos que foram confirmados nesse confronto,
27:17que a gente está acompanhando.
27:18De que forma que têm sido as reações internacionais, envolvendo a ONU,
27:22inclusive, como que o secretário-geral tem se manifestado diante desse acordo
27:28que foi anunciado ontem, doutor?
27:32A Organização das Nações Unidas, normalmente, quando se trata desses conflitos,
27:37ela tem posições, como podemos dizer, em cima do muro.
27:42Obviamente, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas
27:45está torcendo e faz isso publicamente por um acordo de cessar-fogo,
27:50porque sempre pensa-se na população civil.
27:54Entretanto, a interferência da Organização das Nações Unidas
27:58é muito menor nos acordos de cessar-fogo
28:01do que a interferência daqueles países que possuem interesses na região,
28:05como Estados Unidos e China.
28:08Então, neste momento, a Organização das Nações Unidas,
28:11a partir do seu secretário-geral,
28:13ela simplesmente declara e apresenta a sua vontade,
28:19a sua torcida para que esse cessar-fogo seja respeitado.
28:24Entretanto, ela não tem muito poder de imposição a esses estados
28:30de quaisquer penalizações nesse momento.
28:33Então, o fiel da balança acaba não sendo a ONU,
28:36mas sim os países que têm interesse econômico na região,
28:40como Estados Unidos e China.
28:41Ainda sobre essa linha dos Estados Unidos,
28:44na campanha eleitoral do governo americano,
28:46ele disse que iria encerrar as guerras,
28:49acabar com as guerras,
28:51ia conseguir levar isso aí para ter uma paz,
28:54na verdade, esse acordo.
28:55Agora, os Estados Unidos estão, inclusive,
28:58reivindicando essa autoria sobre este acordo.
29:01De que forma que recebe essa declaração dos Estados Unidos?
29:05Na verdade, a participação do secretário de Estado
29:11dos Estados Unidos da América, do Marco Rubio,
29:14ela foi bastante importante na celebração
29:16deste acordo de cessar-fogo.
29:19A gente não pode negar isso.
29:22Contanto, contudo,
29:24essas bravatas,
29:28essas falas do presidente Donald Trump
29:31que vai acabar com os conflitos internacionais,
29:33obviamente que pode representar uma vontade,
29:36mas muitas vezes essa vontade
29:38foge um pouco do grande poder
29:40que os Estados Unidos têm.
29:41Não podemos negar isso.
29:43Mas a vontade dos países
29:45e esses conflitos,
29:46que são conflitos que existem há décadas no mundo,
29:50elas não são terminadas a partir
29:52da vontade de um único presidente
29:54ou de um único país.
29:56Obviamente, eles têm grande influência
29:58nesses acordos de cessar-fogo.
30:01Marco Rubio atuou como mediador
30:03e conseguiu chegar a um lugar comum
30:07entre as duas partes.
30:08Mas isso não quer dizer
30:10que este acordo de cessar-fogo
30:12será respeitado
30:14só porque houve mediação dos Estados Unidos.
30:17Será respeitado por interesse
30:19dos dois países,
30:21Índia e Paquistão.
30:22E dentro dos interesses desses dois países,
30:24há a influência tanto de China
30:26quanto dos Estados Unidos.
30:27Assunto que ainda vai render e muito.
30:29A gente continua de olho
30:30com a nossa equipe de internacional,
30:32inclusive, também acompanhando.
30:34E Eduardo Saldanha,
30:36especialista em direito internacional,
30:38a quem eu agradeço a gentileza,
30:40toda essa visão,
30:43essa explanação,
30:44que nos ajuda a entender um pouco mais
30:45sobre o que, de fato,
30:47está acontecendo nesta região.
30:49Muito obrigado.
30:50A gente volta a se falar logo mais
30:51nos próximos dias
30:52para continuarmos de olho
30:53nesta situação internacional.
30:55Ótimo final de semana, doutor.
30:58Obrigado, Bruno.
30:59Feliz Dia das Mães
31:00a todas as mamães do país.
31:02Obrigado.
31:03O ministro Alexandre de Moraes
31:05concedeu, então,
31:06a liberdade domiciliar
31:07a Roberto Jefferson,
31:09que estava internado
31:10em um hospital no Rio de Janeiro.
31:12O ex-deputado vai agora
31:13ficar na sua residência
31:15devido ao estado de saúde,
31:16que é muito complicado.
31:18Ele que se envolveu
31:19em toda aquela história,
31:20recebeu os agentes
31:21da Polícia Federal
31:22atirando contra os agentes.
31:25A gente vai relembrar
31:26e entender um pouco
31:27essa história
31:28com o nosso André Anelli,
31:29que está junto comigo
31:30neste final de semana
31:31de plantão.
31:32Também aqui, André,
31:32ninguém está sozinho
31:33neste final de semana.
31:35Roberto Jefferson, então,
31:36recebendo essa liberdade,
31:38o que deve acontecer
31:39e o que os advogados
31:40conseguiram levar
31:41para convencer
31:43o ministro Alexandre de Moraes
31:45de dar essa liberdade
31:47para Roberto Jefferson,
31:49ex-deputado federal.
31:52Sim, Bruno,
31:54na decisão que concedeu
31:55o benefício da prisão
31:56domiciliar a Roberto Jefferson,
31:59o ministro Alexandre de Moraes
32:00escreveu que,
32:01embora o réu tenha sido
32:03condenado a nove anos,
32:04um mês de prisão
32:05e ao pagamento
32:06de 120 dias,
32:08multa em regime fechado,
32:10a grave situação
32:11de saúde dele
32:12admite o cumprimento
32:13da pena em casa.
32:15A decisão de Moraes
32:16foi divulgada
32:17após uma manifestação
32:18da Procuradoria-Geral
32:19da República,
32:20a PGR,
32:21que opinou pela concessão
32:23desse benefício.
32:24A prisão domiciliar
32:25humanitária
32:26havia sido solicitada
32:27pela defesa
32:28de Roberto Jefferson
32:29e teve a concordância
32:31do Hospital Samaritano,
32:33onde ele se encontra.
32:34Os laudos médicos
32:36descrevem um quadro clínico
32:38que inclui
32:38crises convulsivas,
32:40desnutrição,
32:42possível foco de infecção
32:43na cavidade oral
32:45e síndrome depressiva grave.
32:47Os documentos
32:48também indicam
32:49histórico
32:50de diversos tipos
32:51de câncer
32:51no pâncreas,
32:53na tireoide
32:53e no cólon,
32:54além de diagnóstico
32:55de diabetes.
32:57O ex-deputado
32:58está preso
32:58desde outubro
32:59de 2022,
33:01como você disse,
33:01né, Bruno,
33:02depois de disparar
33:03contra policiais federais
33:05que cumpriram
33:05mandados de busca
33:07e apreensão
33:07na casa dele.
33:09Roberto Jefferson
33:09também foi condenado
33:11por crimes de
33:12atentado ao exercício
33:14dos poderes,
33:15calúnia,
33:16homofobia
33:16e incitação
33:18ao crime.
33:19Com essa nova decisão
33:20do ministro
33:21Alexandre de Moraes,
33:22o ex-deputado
33:23vai agora
33:23cumprir o restante
33:25da pena dele
33:25em casa,
33:26mas com uma série
33:27de restrições.
33:29Uso de tornozeleira
33:30eletrônica,
33:31proibição
33:32de se ausentar
33:33do país,
33:34proibição
33:34de usar as redes sociais
33:35e de dar entrevistas,
33:37além da proibição
33:38de receber visitas,
33:40exceto
33:41dos próprios advogados
33:42e de familiares.
33:44Bruno.
33:45Roberto Jefferson
33:45que tinha esse arsenal
33:47de armas de fogo,
33:49várias munições,
33:50inclusive,
33:51e quando numa ordem
33:52da Polícia Federal,
33:54uma ordem do Supremo Tribunal Federal,
33:56após ele atacar
33:57a ministra
33:58Carmem Lúcia,
33:59inclusive nas redes sociais,
34:00teve então
34:01toda essa situação
34:02e aí ele foi levado
34:03para regime fechado.
34:05O nosso André Anelli
34:06continua aqui
34:06porque os ministros
34:08da primeira turma
34:09do Supremo Tribunal Federal
34:11também votaram
34:12pela condenação
34:13da Carla Zambelli
34:15e de Walter Delgatti
34:17por uma invasão
34:18no sistema
34:19do CNJ.
34:21André,
34:21agora resta somente
34:23o voto do ministro
34:24Luiz Fux,
34:25é isso que está sendo
34:26esperado?
34:26É isso mesmo,
34:30ele pode deixar
34:31o voto dele
34:31até o dia 16,
34:32viu Bruno?
34:33Até o momento
34:34o STF tem
34:35quatro votos
34:36para condenar
34:37então a deputada
34:38federal Carla Zambelli
34:39e o hacker
34:40Walter Delgatti
34:41justamente pela invasão
34:42aos sistemas
34:43do Conselho Nacional
34:44de Justiça.
34:45A última a votar
34:46foi sim
34:47a ministra
34:48Carmem Lúcia
34:48nesse último sábado
34:50no dia de ontem
34:51ela seguiu
34:52o entendimento
34:53dos demais ministros
34:54para que seja
34:54aplicada
34:55a pena de 10 anos
34:56de prisão
34:57e a perda
34:58do mandato
34:58da parlamentar.
35:00Já em relação
35:00a Walter Delgatti Neto
35:02as decisões
35:03também são unânimes
35:05pela condenação
35:06a 8 anos
35:07e 3 meses
35:07de prisão
35:08em regime
35:09inicialmente fechado
35:10sendo que ele
35:11já cumpre
35:12prisão preventiva.
35:14Tanto ele
35:14quanto a deputada
35:15também vão ter que pagar
35:172 milhões de reais
35:18por danos morais
35:19coletivos.
35:21De acordo com a denúncia
35:22da Procuradoria-Geral
35:23da República
35:23a intenção
35:24da dupla
35:25era colocar em dúvida
35:26a legitimidade
35:28da justiça
35:28e fomentar
35:29manifestações
35:30contra as instituições
35:32republicanas.
35:33Como eu disse
35:34agora há pouco
35:34falta então
35:35apenas o voto
35:36do ministro
35:37Luiz Fux
35:37para concluir
35:38essa análise
35:40na primeira turma
35:40do STF
35:41e esse voto dele
35:42pode ser depositado
35:44no plenário virtual
35:45até o dia 16 de maio.
35:48Bruno.
35:48A gente vai acompanhar
35:49aguardar então
35:50esse voto
35:51do ministro Luiz Fux
35:52ótima tarde
35:53a você André
35:53ótimo almoço
35:54imagino que não
35:55almoçou ainda
35:56ótimo almoço
35:57e feliz
35:57dias das mães
35:58aí a você
35:59e a sua família
36:00a gente se fala
36:00logo mais.
36:03Ainda falando
36:03sobre chuvas
36:04sobre ações
36:05climáticas
36:06os equipamentos
36:07de monitoramento
36:08e alerta
36:09contra os
36:10deslizamentos
36:10seguem sendo
36:11instalados
36:12pela defesa civil
36:14em diversos locais
36:16do estado
36:16de São Paulo
36:17a Beatriz Manfredini
36:19é quem tem
36:20os detalhes
36:20vamos ver
36:21exatamente
36:22Francisco Morato
36:23foi mais uma
36:24das cidades
36:24que recebeu
36:25esse tipo
36:26de equipamento
36:27de monitoramento
36:28e de alerta
36:29para que as pessoas
36:30evacuem áreas
36:31de risco
36:31em caso
36:32de temporais
36:33deslizamentos
36:34desabamentos
36:36essa parte
36:37da região metropolitana
36:38de São Paulo
36:38sofre muito
36:40com esse tipo
36:41de ocorrência
36:41durante a época
36:42de chuvas
36:43então no último
36:44sábado
36:44o governo do estado
36:45e defesa civil
36:46estiveram em Francisco Morato
36:48fizeram a instalação
36:49dessas sirenes
36:50e também
36:50uma simulação
36:51eles acionaram
36:52as sirenes
36:53e fizeram
36:54um treinamento
36:54para que a população
36:55consiga entender
36:56os sinais
36:57e respondê-los
36:58então
36:59deixar suas casas
37:00em momentos
37:01em que a sirene
37:02for acionada
37:03em momentos
37:04de risco
37:04Francisco Morato
37:05não é a primeira cidade
37:06a receber equipamentos
37:08como esse
37:08no mês passado
37:09em abril
37:10Franco da Rocha
37:11que também sempre
37:12tem eventos similares
37:13também recebeu
37:15as sirenes
37:16em 2024
37:17elas já tinham
37:18sido instaladas
37:19aliás
37:21em Franco da Rocha
37:22em 2025
37:22agora em abril
37:23foi em Ferraz
37:24de Vasconcelos
37:25então esses equipamentos
37:27para deslizamentos
37:28de terra
37:29já seguem
37:30esse processo
37:31de instalação
37:31que deve continuar
37:32em cidades
37:33da região
37:35e não tem
37:36equipamentos
37:37só para deslizamento
37:38de terras
37:39tem uma parceria
37:40da defesa civil
37:40também com a
37:41SP Águas
37:42do governo de São Paulo
37:43para a instalação
37:45desse sistema
37:46de alerta
37:47para monitorar
37:48nível do rio
37:48então quando o rio
37:49ficar muito cheio
37:50tiver risco
37:51de enchente
37:52de inundação
37:53e alagamentos graves
37:54em cidades
37:55que são margeadas
37:56por eles
37:57também tem
37:58essa possibilidade
37:59alguns municípios
38:01como Capivari
38:01e São Luís do Paraitinga
38:03por exemplo
38:03já receberam
38:04esse outro tipo
38:05de equipamento
38:06de alerta
38:08para nível
38:08muito cheio
38:09muito grande
38:10dos rios
38:11já comprou
38:15já foi ao shopping
38:16foi às lojas
38:17uma estimativa
38:18da Federação
38:19do Comércio
38:20de Bens
38:20Serviços
38:21e Turismo
38:22aqui do estado
38:23de São Paulo
38:24apontou
38:25que o faturamento
38:27do comércio
38:27varejista
38:28teve um aumento
38:30este ano
38:30de cerca de quase
38:314 bilhões
38:32de reais
38:33do que em 2024
38:35a gente vai ver
38:36na reportagem
38:37agora
38:37o dia das mães
38:39é a segunda
38:40data mais importante
38:41para o comércio
38:42só ficando
38:43atrás do natal
38:44neste ano
38:45a expectativa
38:46é de que seja
38:46ainda melhor
38:47do que no ano anterior
38:48de acordo
38:49com a Fecomércio
38:50o comércio paulista
38:52deve faturar
38:5375,3 bilhões
38:55de reais
38:56o que corresponde
38:57a aproximadamente
38:585,5%
39:00a mais
39:01do que em 2024
39:02segundo o economista
39:04Gilberto Braga
39:05esse aumento
39:06se dá pela
39:06empregabilidade
39:07no país
39:08que cresceu
39:09houve uma recuperação
39:10da renda
39:12com crescimento
39:13do nível
39:14de empregabilidade
39:15sobretudo
39:16nos grandes centros
39:17São Paulo
39:18é uma das regiões
39:19onde houve
39:20esse incremento
39:22na mão de obra
39:23e o aumento
39:24da renda
39:25justifica
39:26e explica
39:27esse crescimento
39:29nas vendas
39:30projetadas
39:31para o dia das mães
39:32a projeção
39:33aponta
39:33o aumento
39:34de 14,7%
39:35no faturamento
39:36de lojas
39:37de vestuários
39:38em relação
39:38ao ano passado
39:40o setor
39:41deve faturar
39:421,3 milhão
39:43de reais
39:44no entanto
39:45móveis
39:46e decoração
39:47lideram
39:47a pesquisa
39:48já perfumarias
39:50e farmácias
39:50são o segundo setor
39:52com a expectativa
39:53de maior arrecadação
39:54seguido de eletrodomésticos
39:56o economista
39:57explica
39:58que as datas
39:59comemorativas
40:00são distribuídas
40:01estrategicamente
40:02ao longo do ano
40:04e também fala
40:05qual a razão
40:06para o dia das mães
40:07movimentar
40:08tanto o comércio
40:09as grandes datas
40:10comemorativas
40:11elas são
40:12estrategicamente
40:13distribuídas
40:14ao longo
40:14do calendário
40:15para que
40:16com algum
40:16intervalo
40:17entre elas
40:18você possa
40:19ter
40:20a formação
40:21de renda
40:22para propiciar
40:23o gasto
40:24então
40:25estrategicamente
40:26depois do natal
40:27o dia das mães
40:29é a segunda
40:30principal data
40:31porque no meio
40:33do caminho
40:33você já
40:34formou
40:35uma nova
40:36reserva
40:36financeira
40:37entre dezembro
40:38e maio
40:39ele é
40:40estrategicamente
40:41comemorado
40:41no segundo
40:42domingo
40:43do mês
40:43quando a maioria
40:45dos trabalhadores
40:46já recebeu
40:47o salário
40:47do mês
40:48de abril
40:49e já não tem
40:50mais a dívida
40:51do cartão
40:51de crédito
40:52das festas
40:53do fim do ano
40:54sendo uma data
40:55extremamente
40:56sentimental
40:57e por isso
40:59é uma data
40:59que motiva
41:00muito
41:01que o consumidor
41:02vá às compras
41:03dados da pesquisa
41:05ainda mostram
41:06que 71%
41:07dos paulistas
41:08devem presentear
41:09as mães
41:10o que reforça
41:11ainda mais
41:12a importância
41:13econômica
41:13da data
41:14agora
41:15meio dia
41:16e 41
41:17o Fast News
41:17segue ao vivo
41:18neste domingo
41:19e a gente conta
41:20agora que
41:20a primeira turma
41:22do Supremo
41:22Tribunal Federal
41:23derrubou
41:24a decisão
41:24da Câmara
41:25que suspenderia
41:26uma ação
41:27contra
41:28Alexandre Ramagem
41:29deputado federal
41:30envolvido
41:31em um suposto
41:33planejamento
41:33de golpe
41:35de estado
41:35durante os atos
41:36do 8 de janeiro
41:37a reportagem
41:38é de André Anelli
41:39a unanimidade
41:41da primeira turma
41:42do Supremo
41:42Tribunal Federal
41:43foi atingida
41:44neste sábado
41:45depois que os ministros
41:46Carmen Lúcia
41:47Cristiano Zanin
41:48e Luiz Fux
41:49seguiram o relator
41:51Alexandre de Moraes
41:52os cinco integrantes
41:54do colegiado
41:55votaram para determinar
41:56que a medida
41:57de suspender
41:58a ação penal
41:59seja limitada
42:00a Alexandre Ramagem
42:01e apenas
42:02aos crimes
42:03que ele supostamente
42:05cometeu
42:05após a diplomação
42:07como deputado
42:08em dezembro
42:09de 2022
42:10por conta
42:11dos atos
42:12de 8 de janeiro
42:13de 2023
42:13Ramagem
42:15é acusado
42:15de deterioração
42:17de patrimônio
42:18tombado
42:18e dano
42:19qualificado
42:20pela violência
42:21e grave ameaça
42:22contra o patrimônio
42:23da União
42:23o posicionamento
42:25do ministro
42:25Alexandre de Moraes
42:27e que foi seguido
42:28pelos demais magistrados
42:29é o de que
42:31não há dúvidas
42:32que a Constituição
42:33somente admite
42:35a possibilidade
42:36de suspensão
42:37de ação penal
42:38contra parlamentar
42:39quando o Supremo Tribunal
42:41Federal
42:41receber denúncia
42:42por crime
42:43que o próprio
42:44tribunal
42:45reconhecer
42:46como praticado
42:47após a diplomação
42:49com esse entendimento
42:50Ramagem
42:51vai continuar
42:52respondendo
42:53pelos outros
42:54três crimes
42:55que são atribuídos
42:56a ele
42:57tentativa de
42:58abolição violenta
42:59do Estado Democrático
43:00de Direito
43:01tentativa de golpe
43:02de Estado
43:03e organização
43:04criminosa
43:05somente após
43:06o fim do mandato
43:07é que Ramagem
43:08vai voltar
43:09a responder
43:10por dano
43:10qualificado
43:11e deterioração
43:13de patrimônio
43:13tombado
43:14essa manifestação
43:15do STF
43:16é referente
43:17a decisão
43:18da Câmara
43:19que durante
43:19a semana
43:20havia aprovado
43:21por trezentos
43:22e quinze
43:23votos
43:23a cento e quarenta e três
43:25a suspensão
43:26de toda a ação penal
43:28a medida
43:29também abria
43:30a possibilidade
43:31de beneficiar
43:32os demais réus
43:33na trama golpista
43:34a exemplo
43:35do próprio
43:36ex-presidente
43:37Bolsonaro
43:37o que também
43:38foi declarado
43:39inconstitucional
43:41pela Suprema Corte
43:42de Brasília
43:44André Anelli
43:45e agora uma novidade
43:47Marco Antônio
43:49Vila
43:49está de volta
43:50o comentarista
43:52escritor
43:52estreia
43:53nesta terça-feira
43:55às dez da noite
43:56aqui na Jovem Pan News
43:57com muita novidade
44:00na atração
44:00que vai ao ar
44:01às terças
44:03na verdade
44:03você vai acompanhar
44:05na terça
44:05quarta e quinta
44:06Vila recebe convidados
44:08para analisar
44:09os diferentes
44:09ângulos
44:10dos principais temas
44:11da atualidade
44:13e ainda
44:14sempre às sextas-feiras
44:15também às dez da noite
44:16Vila conversa
44:17com várias
44:18personalidades
44:19da cultura
44:20da política
44:22do mundo empresarial
44:23no Só Vale a Verdade
44:25você pode acompanhar
44:27as duas novas atrações
44:29tanto na rádio
44:30na televisão
44:31no YouTube
44:32e também nas redes sociais
44:34aqui da Jovem Pan News
44:35então fique ligado
44:36vem aí o Só Vale a Verdade
44:38você vai acompanhar
44:39aqui na Jovem Pan
44:41meio-dia e quarenta e cinco
44:44seguimos ao vivo
44:45agora um recado importante
44:47a quem ainda não declarou
44:48o imposto de renda
44:50referente ao ano
44:51de dois mil e vinte e quatro
44:52então
44:52é melhor acelerar
44:54para não ficar
44:56na boca do leão
44:57vamos ver na reportagem
44:58da Beatriz
44:59Manfredini
45:00está chegando ao fim
45:01o prazo para entregar
45:03a declaração
45:04do imposto de renda
45:05os envios
45:06podem ser feitos
45:07até o dia trinta de maio
45:08e no total
45:09a Receita Federal
45:10já recebeu mais de
45:11vinte e um milhões
45:12de declarações
45:13todos aqueles
45:14que receberam rendimentos
45:16tributáveis
45:17acima de trinta e três mil
45:18oitocentos e oitenta e oito reais
45:20no ano passado
45:21são obrigados
45:23a fazer a declaração
45:24a isenção
45:25fica para quem teve
45:26renda mensal
45:27de até dois salários mínimos
45:28ou seja
45:29dois mil duzentos e oitenta e quatro
45:32reais ao mês
45:33ao longo de dois mil e vinte e quatro
45:35o diretor da Confederação
45:37Contabilistas do Estado de São Paulo
45:39Maurício Tadeu de Lucas Gonçalves
45:41explica que a entrega fora do prazo
45:44resulta em multa
45:45além de implicações
45:46junto ao CPF
45:48podendo inclusive ter o CPF
45:51eh suspenso
45:53e eh numa eventual renovação
45:57de passaporte por exemplo
45:58a pessoa não consiga
46:00fazer esta esta renovação
46:03do passaporte ou pedir algum visto
46:05para algum país ao qual
46:06ela queira viajar
46:08enfim tem inúmeras
46:10consequências que isso pode
46:11trazer além obviamente
46:13da multa
46:14ele também alerta para a importância
46:16de conferir todos os dados
46:18mesmo para as declarações
46:20pré-preenchidas
46:21e também de declarar
46:23todos os recebimentos
46:24sem exceção
46:26é recomendável
46:27sempre ter a documentação
46:29em mãos
46:29porque mesmo que a informação
46:31venha na pré-preenchida
46:33a responsabilidade pelo
46:35preenchimento é do contribuinte
46:37e não da receita federal
46:39então se qualquer informação
46:41estiver incorreta na pré-preenchida
46:44a responsabilidade não é da receita
46:46a responsabilidade continua
46:48sendo do contribuinte
46:50quem entregou a declaração
46:51até a última sexta
46:53ainda tem chances de entrar
46:54no primeiro lote da restituição
46:56a consulta será liberada
46:58no dia vinte e três de maio
46:59e o pagamento no dia trinta
47:01do mesmo mês
47:02após o primeiro lote
47:03a receita disponibilizará
47:05outros quatro
47:06com restituição
47:07sempre no último dia útil do mês
47:09ainda sobre o imposto de renda
47:12o ministro da fazenda
47:14Fernando Haddad
47:15se colocou à disposição
47:16do deputado Arthur Lira
47:17que é o relator desta matéria
47:19que visa isentar
47:20do imposto de renda
47:22aqueles que recebem
47:22até cinco mil reais
47:24veja na reportagem
47:25o ministro da fazenda
47:27Fernando Haddad
47:28disse que ainda não conversou
47:30com o deputado Arthur Lira
47:32relator do projeto
47:33que amplia a insensão
47:34do imposto de renda
47:35para quem ganha acima
47:36de cinco mil reais
47:37Lira espera concluir
47:39a votação do texto
47:40antes do recesso
47:42mas já manifestou dúvidas
47:44em relação a alguns pontos
47:45da proposta do governo
47:46Haddad garantiu porém
47:49que a aprovação do texto
47:50não será uma tarefa difícil
47:52eu não tive a oportunidade
47:53de sentar ainda
47:54com o relator
47:56Arthur Lira
47:57ele está ouvindo um lado
47:59mas eu creio que ele vai
48:00ouvir também
48:01o ministro da fazenda
48:03para formar um juízo
48:05sobre o que está em jogo
48:06nós estamos à disposição
48:08para prestar os esclarecimentos
48:09mas assim que ele nos procurar
48:11já ele sabe que eu estou
48:13100% à disposição
48:14sempre do parlamento
48:16sobretudo do relator
48:19e nós vamos apresentar
48:20para ele
48:20os nossos cálculos
48:22e mostrar
48:23que está mais fácil
48:24do que parece
48:25aprovar essa grande reforma
48:27da renda
48:28que visa buscar a justiça
48:31A proposta isenta
48:32do imposto de renda
48:33quem recebe
48:34até cinco mil reais
48:35isso compreende
48:37dez milhões de brasileiros
48:38aproximadamente
48:39se aprovada neste ano
48:42a medida valerá
48:43a partir de dois mil e vinte e seis
48:45atualmente a faixa de isenção
48:47é de até dois mil oitocentos
48:49e vinte e quatro reais
48:50por mês
48:51ao apresentar o cronograma
48:53de discussão
48:54na comissão especial
48:55Lira falou em descompasso
48:58e assimetria na proposta
49:00e deixou claro
49:01que um dos desafios
49:02será encontrar formas
49:04de compensar a perda
49:05de arrecadação
49:06com justiça tributária
49:08que todos nós vamos ter
49:09que conduzir essa discussão
49:11é qual vai ser
49:13a melhor forma
49:14a mais adequada
49:16de compensação
49:17para o governo federal
49:19para estados
49:20para municípios
49:21para quem paga
49:22os impostos
49:23que mantém essa máquina
49:24girando
49:25para quem produz
49:26então nada mais justo
49:28do que a gente conciliar
49:29não é justiça tributária
49:32com responsabilidade social
49:33com responsabilidade tributária
49:35com responsabilidade fiscal
49:37vai ser um mix
49:38como tudo que a gente já fez
49:39nessa casa
49:40com muito diálogo
49:41para que a gente tenha
49:42um relatório
49:43que se põe em pé
49:45entre as alternativas iniciais
49:47o executivo propôs
49:48aumentar a tributação
49:50de quem ganha
49:50mais de 50 mil por mês
49:52ou 600 mil reais
49:54por ano
49:55como forma
49:56de reduzir
49:57os impactos
49:57com a isenção
49:58maior do IR
50:00diante dessa proposta
50:01alguns setores
50:02têm reagido
50:03negativamente
50:05a Fiesp
50:06Federação das Indústrias
50:07do Estado
50:07de São Paulo
50:08criticou
50:09a medida
50:10de compensação
50:11da nova faixa
50:12de isenção
50:13do imposto de renda
50:14em nota
50:15a Federação
50:16disse que tal proposta
50:17se afasta
50:18das melhores práticas
50:20internacionais
50:21por penalizar
50:22quem gera
50:23emprego
50:24renda
50:25e crescimento
50:26além disso
50:27desestimularia
50:28o investimento
50:29produtivo
50:30e a inovação
50:31assim como
50:32comprometeria
50:33a competitividade
50:34brasileira
50:35assunto que vai render
50:37e muito
50:37no Congresso Nacional
50:38com a relatoria
50:39de Arthur Lira
50:40que espera
50:41colocar em votação
50:42até em junho
50:43antes ali
50:43do recesso
50:45do ano
50:46na verdade
50:46antes de iniciar
50:47também as festas
50:48juninas
50:49será então
50:50necessário
50:50acelerar
50:51essa agenda
50:52com reuniões
50:53nesta comissão
50:54especial
50:54da Câmara
50:55dos Deputados
50:56agora
50:56meio dia e cinquenta e um
50:58a gente volta
50:59a falar sobre
51:00segurança
51:00com o sistema
51:02de monitoramento
51:03integrado
51:03a várias câmeras
51:04o município
51:06de Ribeirão Preto
51:07no interior
51:08de São Paulo
51:08vai implementar
51:10uma tecnologia
51:10de reconhecimento
51:12facial
51:13nas ruas
51:14da cidade
51:14a reportagem
51:16da Camila
51:17Iunes
51:17inspirado na capital
51:19paulista
51:20o prefeito
51:20de Ribeirão Preto
51:21Ricardo Silva
51:22vai implementar
51:23o sistema
51:24de câmeras
51:24de reconhecimento
51:25facial
51:26inicialmente
51:27serão mil e quatrocentas
51:28câmeras instaladas
51:29na cidade
51:30em conversa
51:31com a Jovem Pan
51:32o prefeito
51:33disse que as tratativas
51:34para a implementação
51:36já começaram
51:37estamos fazendo isso
51:38em Ribeirão Preto
51:39devemos soltar a licitação
51:41já nos próximos dias
51:42toda a parte técnica
51:44estamos elaborando
51:45nós vamos cercar
51:46Ribeirão Preto
51:47com monitoramento
51:48por inteligência artificial
51:49não vai ter carro
51:51roubado
51:51não vai ter carro
51:53furtado
51:54andando pelas ruas
51:55de Ribeirão Preto
51:56sem ser identificado
51:57pela inteligência artificial
51:58de acordo com
51:59Ricardo Silva
52:00o sistema
52:00da gestão
52:01municipal
52:02será também
52:03integrado
52:03com as câmeras
52:04privadas
52:05para ampliar
52:06esse monitoramento
52:07ele avalia
52:08que a segurança
52:08pública
52:09não é questão
52:10apenas dos governos
52:12federal e estadual
52:13e defende a atuação
52:15dos municípios
52:16no combate
52:16ao crime
52:17o sistema
52:18de reconhecimento
52:19por câmera
52:19utiliza a inteligência
52:21artificial
52:21através de dados
52:23que ficam armazenados
52:24assim é possível
52:25identificar pessoas
52:26foragidas
52:27veículos roubados
52:29e até crimes
52:30que estejam
52:31acontecendo no momento
52:32aqui em São Paulo
52:33o sistema
52:34foi implementado
52:35em agosto
52:36do ano passado
52:36de acordo
52:37com a prefeitura
52:38mais de mil
52:39foragidos
52:39foram capturados
52:40o prefeito
52:41de Ribeirão Preto
52:42se encontrou
52:43recentemente
52:44com o prefeito
52:44de São Paulo
52:45Ricardo Nunes
52:46para tratar
52:47do Smart Sampa
52:48além disso
52:49também foi discutido
52:50o tema
52:50de mobilidade urbana
52:52que ele diz
52:53querer melhorar
52:54na cidade
52:54inclusive
52:55uma das questões
52:56é a rodovia
52:57que margeia
52:58o município
52:59e que passará
53:00por uma reforma
53:00com o apoio
53:01do governo
53:02do estado
53:02temos um problema
53:04ainda em alguns
53:04acessos na rodovia
53:05e aí uma boa notícia
53:07porque nós temos
53:08uma ótima parceria
53:09com o nosso
53:10governador Tarcísio
53:11o governador
53:12foi a Ribeirão Preto
53:13anunciou um pacote
53:15de obras
53:15que vão
53:16pela extensão
53:17total
53:18do Anel Viário Sul
53:19teremos obras
53:21nos acessos
53:22aos bairros
53:23desde a rodovia
53:24Antônio Machado Santana
53:26até a rodovia
53:26Anhanguera
53:27pegando o Anel
53:28Viário Norte
53:29então nós teremos
53:3110 obras
53:32que vão acontecer
53:33a partir do segundo semestre
53:35segundo o prefeito
53:36a reforma
53:37vai ajudar também
53:38no fluxo de veículos
53:39durante a entrada
53:40e saída
53:41da AgriShow
53:41a maior feira
53:42agropecuária
53:43da América Latina
53:44durante esse momento
53:46o trânsito
53:46é muito intenso
53:47na região
53:48na edição deste ano
53:50o evento bateu
53:51recorde de público
53:52com mais de
53:53197 mil pessoas
53:55e movimentou
53:56cerca de
53:57500 milhões
53:57de reais
53:58na economia da cidade
53:59e a gente fala agora
54:01de futebol
54:02a Justiça do Rio de Janeiro
54:04marcou para amanhã
54:06uma audiência
54:06com o objetivo
54:07de apurar
54:08o caso
54:08de assinatura falsa
54:10em um acordo
54:11da CBF
54:12Rodrigo Viga
54:13tem uns detalhes
54:13a pedido
54:15do Supremo Tribunal Federal
54:16Tribunal de Justiça
54:17do Rio de Janeiro
54:18decidiu
54:19para uma audiência
54:20para averiguar
54:22a veracidade
54:23da assinatura
54:24do ex-presidente
54:25da CBF
54:26Coronel Nunes
54:27em um acordo firmado
54:28este ano
54:29envolvendo
54:30a entidade
54:31e a Corte Suprema
54:33esse acordo
54:34foi celebrado
54:34para
54:35em tese
54:36sepultar
54:37e enterrar
54:38de vez
54:39uma disputa
54:40que vinha se arrastando
54:41desde 2023
54:42em torno
54:44da eleição presidencial
54:45na CBF
54:46no ano anterior
54:47Edinaldo Rodrigues
54:49presidente da CBF
54:50chegou a ser
54:51afastado temporariamente
54:52do cargo
54:53mas foi
54:53reconduzido
54:54a condição
54:56de comandante
54:57da entidade maior
54:58do futebol brasileiro
54:59essa semana
55:00dois pedidos
55:02de afastamento
55:03imediato
55:04de Edinaldo Rodrigues
55:05do comando da CBF
55:06foram protocolados
55:07no Supremo Tribunal Federal
55:09os dois foram rejeitados
55:10pelo ministro
55:11do STF
55:12Gilmar Mendes
55:13no entanto
55:14ele determinou
55:15que as denúncias
55:17e acusações feitas
55:18pela deputada federal
55:19Daniela Carneiro
55:20conhecida como
55:21Daniela do Vaguinho
55:22ex-ministra do turismo
55:24e pelo vice-presidente
55:25da CBF
55:25Fernando Sarney
55:27fossem averiguadas
55:29os dois
55:29argumentaram
55:30ao STF
55:31que a assinatura
55:32do acordo
55:33homologado
55:34no começo
55:35deste ano
55:36no STF
55:37poderia ter
55:38irregularidades
55:39a assinatura
55:41do ex-presidente
55:42da entidade
55:43Antônio Carlos Nunes
55:44o Coronel Nunes
55:46poderia ter sido
55:47falsificada
55:48os dois
55:49argumentam ainda
55:50que Coronel Nunes
55:51está doente
55:52e não estaria
55:54em suas plenas
55:55faculdades mentais
55:57a justiça
55:58do Rio de Janeiro
55:59determinou
56:00entre outras coisas
56:02uma audiência
56:04para saber
56:04se o Coronel Nunes
56:05tem ou não
56:06um déficit cognitivo
56:08e ainda
56:09quer também
56:10detalhes
56:12sobre o tumor
56:13cerebral
56:14que acomete
56:16Coronel Nunes
56:16desde o ano
56:18de dois mil e dezoito
56:20além disso
56:21será realizado
56:22um parecer
56:23grafotécnico
56:24para
56:24averiguar
56:26se houve
56:27ou não
56:28a falsificação
56:29da assinatura
56:31do ex-presidente
56:31da Confederação
56:33Brasileira de Futebol
56:34Edinaldo Rodrigues
56:36nesse ano
56:37de dois mil e vinte e cinco
56:38foi reeleito
56:39por unanimidade
56:41para mais um mandato
56:42que começa em dois mil e vinte e seis
56:44e vai até dois mil e trinta
56:46Do Rio de Janeiro
56:47Rodrigo Viga
56:49Assunto que vamos ficar de olho
56:53também amanhã
56:54na segunda-feira
56:55sobre essas reações
56:56envolvendo a CBF
56:58Encerrando aqui
56:59a edição do Fast News
57:00na hora do seu almoço
57:02obrigado pelo carinho
57:03pela sua audiência
57:04sempre uma alegria
57:05uma honra
57:05e uma satisfação
57:06ótimo domingo
57:07feliz dia das mães
57:08a minha mãe
57:09inclusive a Roseli
57:10lá em Rondonópolis
57:11estado de Mato Grosso
57:12e a todas as mães
57:13nos acompanham aqui
57:15na Jovem Pan
57:15um forte abraço
57:17muito obrigado
57:18pela audiência
57:19pelo carinho
57:19fica em paz
57:20se cuide
57:21a gente se vê ainda hoje
57:22às quatro e meia da tarde
57:24em mais uma edição
57:25do Fast News
57:26aqui na Jovem Pan
57:27Jornalismo Independente
57:29tchau
57:29A opinião
57:32dos nossos comentaristas
57:33não reflete necessariamente
57:35a opinião
57:36do grupo Jovem Pan
57:37de comunicação
57:38Realização Jovem Pan News