A COP30 pode ser um ponto de virada na luta pelo clima. A afirmação foi feita pelo presidente da conferência, André Corrêa Lago, que escreveu uma carta aos países que devem participar do evento em novembro em Belém do Pará.
AFPTV
AFP
AFPTV
AFP
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00O presidente da COP30, marcada para novembro no Brasil, espera que o evento marque uma virada na luta contra as mudanças climáticas, apesar do imenso desafio.
00:11Em uma carta endereçada nesta quinta-feira aos cerca de 200 países esperados na COP30, André Correia do Lago espera que a conferência marque um momento de alinhamento global,
00:22quando governos, comunidades, empresas e instituições se unem para mudar a trajetória do relacionamento da humanidade com o planeta.
00:31Aludindo às dificuldades geopolíticas e climáticas, Lago afirmou que o desafio é imenso, mas precisamos estar à altura dele.
00:40O ano de 2024 foi o mais quente já registrado, mas a conferência também será marcada pelo anúncio da retirada dos Estados Unidos do Acordo de Paris, com efeito a partir de 2026.
00:52Em sua carta, André Correia do Lago também denuncia a tendência de enfrentar novas crises com estratégias ultrapassadas,
01:02acreditando que é hora de começarmos a refletir sobre como fortalecer a governança global para as mudanças climáticas.