Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • anteontem
O ministro Flávio Dino, do STF, voltou a suspender a execução de emendas parlamentares por suspeita de irregularidades. Foram cerca de 1283 emendas indicadas para obras e projetos na área da saúde. Além disso, Dino também solicitou que a Caixa e o Banco do Brasil sejam notificados da decisão.


Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/LUpclKMYGl4

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O ministro Flávio Dino do Supremo Tribunal Federal voltou a suspender a execução de emendas parlamentares por suspeita de irregularidades.
00:08Quem traz as informações é a Janaína Camilo.
00:11Em mais uma decisão sobre emendas parlamentares, o ministro Flávio Dino do Supremo Tribunal Federal bloqueou a execução dos pagamentos relativos ao total de 1.283 emendas indicadas para obras e projetos na área da saúde.
00:27O bloqueio se deu porque ou não foram abertas contas bancárias individualizadas para cada uma das emendas ou porque essas contas estão irregulares.
00:37A abertura de contas correntes específicas foi uma das determinações de Flávio Dino para garantir a transparência e rastreabilidade nos repasses do dinheiro público.
00:48Flávio Dino determinou que o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal sejam notificados para que identifiquem e promovam o bloqueio das contas e que o desbloqueio irá depender do Ministério da Saúde a testar a regularização.
01:03No despacho, Flávio Dino usou citações do jurista José Afonso da Silva, que faria 100 anos de idade nesta quarta-feira.
01:09Dino escreveu que as citações do magistrado servem de moldura a mais essa decisão voltada à extinção das inconstitucionalidades conhecidas como orçamento secreto.
01:22Afinal, não existe proteção constitucional para práticas ímprobas.
01:27Tampouco existe direito adquirido a peculato ou corrupção.
01:30Na mesma decisão, o ministro Flávio Dino determinou que o governo federal esclareça como era feito o controle dos incentivos fiscais e auxílios financeiros concedidos a empresas beneficiadas pelo PERSI, o programa emergencial de retomada do setor de eventos.
01:49Isso porque relatórios técnicos que chegaram às mãos do ministro apontam que algumas empresas, ao mesmo tempo que eram beneficiadas pelo programa, também recebiam emendas parlamentares.
02:04Flávio Dino quer saber quais são essas empresas e pede que seja informado o controle do PERSI sobre o período de antes de abril de 2024,
02:13pois só a partir dessa data que os benefícios passaram a ser monitorados pela Receita Federal.

Recomendado