A Ciclus Amazônia realizou, nesta terça-feira (29), a cerimônia de formatura da primeira turma da Escola Ciclus. A turma é formada por trabalhadores da limpeza urbana de Belém. O evento foi promovido pela Ciclus Amazônia, empresa responsável pela gestão de resíduos sólidos da capital paraense, e reuniu autoridades, familiares e convidados.
Reportagem: Vanessa Araújo
Imagem: Raoni Joseph
Edição: Bia Rodrigues (supervisão: Tarso Sarraf)
Reportagem: Vanessa Araújo
Imagem: Raoni Joseph
Edição: Bia Rodrigues (supervisão: Tarso Sarraf)
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00A Ciclos Amazônia realizou na noite desta terça-feira, aqui no Senai, a cerimônia de formatura da primeira turma da Escola Ciclos.
00:09É um programa educacional de qualificação de colaboradores dos serviços de limpeza urbana da capital paraense.
00:16O evento reuniu diretores da companhia, autoridades, convidados e familiares dos formandos.
00:22O programa teve início em novembro do ano passado com duas turmas compostas por 25 funcionários cada, totalizando 50 participantes, dos quais 45 concluíram as aulas, sendo 30 homens e 15 mulheres.
00:37A nossa reportagem conversou com o diretor-presidente da Ciclos Ambiental, Bruno Milbauer, e explica o compromisso da empresa com a transformação social.
00:46Quando nós implementamos o projeto aqui em Belém há um ano, nós fizemos um diagnóstico de toda a mão de obra que nós tínhamos disponível no contrato.
00:55Nós percebemos que existiam em torno de 400 pessoas no universo de 2.300 pessoas contratadas que tinham essa dificuldade de não serem alfabetizados.
01:05Em função disso, nós desenvolvemos esse programa justamente para além dos treinamentos operacionais e propriamente ditos ali relacionados ao trabalho,
01:16a gente procurou dar a eles uma ferramenta não só profissional, mas também para a vida, para impactar socialmente essa comunidade que tão bem nos atende no dia a dia
01:27para poder cumprir as nossas obrigações para com o município, para com as pessoas, uma ferramenta nova, algo que promove a inclusão social deles, o desenvolvimento humano e assim por diante.
01:38Então, o objetivo principal desse projeto está relacionado a isso.
01:44A nossa reportagem também conversou com os formandos André Gomes de Melo e Maria Adriana e eles contam o sentimento a partir de agora.
01:52Agradecer a Deus, agradecer a Ciclo, agradecer por esse projeto de alfabetização, na qual eu estou fazendo.
01:59Comecei do zero, nunca sentei numa carreira de escola para estudar e pela primeira vez, depois de 56 anos de idade, estou sentando numa carreira de escola me tornando criança.
02:09Mas uma criança que aprendeu muito rápido, que hoje, nesse curto prazo de projeto, de quatro meses, eu sei ler e escrever.
02:15E tenho uma carta muito linda, escrita por mim, que eu não sabia escrever, não sabia ler.
02:21Eu me tornava, no passado, me tornava um cego na parada do ônibus.
02:25Eu me tornava um estrangeiro no meu país, mas hoje eu sou brasileiro e sei ler e escrever, graças a Deus e a Ciclo Amazônia.
02:31Foi uma felicidade, porque quando a gente era jovem não pudemos.
02:34E aí a Safirma profissionou tudo isso para nós.
02:37Eu estou muito feliz, grata ao Senhor, pela Safirma e pela oportunidade, que só fez a gente ser mais feliz e mais crescer e aprender que tudo pode.
02:45Quanto mais idade ter, mais melhor ainda, tem mais chance ainda de conseguir.
02:49A gente não pode desistir.
02:51E aí eu só posso dizer, consegui, dizer para os meus filhos, eu consegui, eu batalhei, sofri, mas estou aqui.
02:57Consegui, eu e meus amigos, gente que não sabia ler, que eu sei, mas aprendeu.
03:03A formatura da primeira turma ocorre em um momento simbólico, uma vez que coincide com o aniversário de um ano de operações da Ciclos Amazônia,
03:12empresa responsável pela gestão de resíduos sólidos em Belém.
03:15Vanessa Araújo para o Grupo Liberal.