Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e Volodimir Zelensky, da Ucrânia, se reuniram neste sábado, à margem do funeral do papa Francisco no Vaticano. O ucraniano afirmou que os dois falaram sobre uma trégua ‘total e incondicional’ na guerra contra a Rússia. Crédito / Fonte / Crédito
UKRAINIAN PRESIDENCY / DC POOL / @Scavino47 / X / POOL VIA VGTRK / AFP
UKRAINIAN PRESIDENCY / DC POOL / @Scavino47 / X / POOL VIA VGTRK / AFP
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, conversaram neste sábado no Vaticano, antes de acompanharem o funeral do Papa Francisco.
00:12Um assessor de Zelensky descreveu a reunião como construtiva e a Casa Branca chamou de uma discussão muito produtiva.
00:20Zelensky disse ter falado sobre uma trégua total e incondicional durante um encontro muito simbólico, que, segundo ele, tem potencial para se tornar histórico.
00:30A presidência ucraniana informou que uma segunda reunião entre os dois líderes neste sábado, que chegou a ser mencionada, não vai acontecer por causa de suas agendas muito apertadas.
00:41Esta foi a primeira vez que Trump e Zelensky se encontraram desde a discussão na Casa Branca no final de fevereiro em frente à imprensa.
00:50Trump afirmou na sexta-feira que um acordo entre Ucrânia e Rússia está muito próximo, sem dar mais detalhes.
00:57Seu enviado, Steve Witkoff, discutiu com Vladimir Putin em Moscou a possibilidade de iniciar negociações diretas entre os dois lados.
01:06A guerra se arrasta desde fevereiro de 2022, quando a Rússia invadiu a Ucrânia.