O papa Francisco, ainda em convalescença, visitou uma prisão no centro de Roma, onde se reuniu com detentos por ocasião da Quinta-Feira Santa.
Categoria
🗞
NotíciasTranscrição
00:00Aos poucos, o Papa Francisco vai retomando sua rotina após o longo período de internação devido a uma pneumonia bilateral.
00:10Nesta quinta-feira santa, apesar da convalescença, o pontífice visitou uma prisão no centro de Roma, onde se reuniu com detentos.
00:18O jesuíta de 88 anos, conhecido por sua sensibilidade a respeito do mundo carcerário, permaneceu quase 30 minutos na prisão de Regina Cieli, a maior da capital italiana.
00:28Na saída, o líder religioso falou com a imprensa, através da janela do seu Papa Móvel.
00:38Cada vez que entro nestes lugares, me pergunto, por que eles e não eu?
00:47Sobre a Páscoa, o Santo Padre explicou como se sentia sobre as celebrações, que este ano não pode conduzir.
00:53O melhor que posso. Estou vivendo da melhor maneira possível. Seguimos em frente.
01:00Grazie mille. Grazie.
01:01O centro penitenciário que funciona em um antigo convento do século XVII fica no bairro turístico de Trastevere.
01:08De acordo com o Vaticano, na prisão deteriorada e superlotada, o Papa se reuniu com quase 70 detentos, além de membros da direção e funcionários do sistema penitenciário.
01:18Ao contrário de anos anteriores, o jesuíta argentino, que em teoria deveria observar um período de descanso de dois meses, não realizou o tradicional ritual de lavagem dos pés, que recorda o gesto de Cristo com seus apóstolos.
01:31O Papa retornou ao Vaticano em 23 de março, após 38 dias de hospitalização, para tratar uma pneumonia dupla que deixou sua vida em risco.
01:41Apesar dos avanços em seu estado de saúde, o quadro do pontífice continua delicado e ele retoma progressivamente suas aparições públicas nos últimos dias.
01:50.